data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: João Vilnei (divulgação)
Na tarde desta quinta-feira, foi realizada a microchipagem de cavalos de tração, no Bairro Pinheiro Machado, em Santa Maria. O posto montado, pela Prefeitura, na Escola Ivanise Jann de Jesus, localizada na Rua Vitória, registrou a aplicação dos identificadores em nove equinos entre 14h e 17h.
A iniciativa é gratuita e voluntária neste primeiro momento. Porém, é uma obrigação prevista em lei municipal, que os cavalos de tração estejam identificados. A atividade integra o Programa Municipal de Controle de Mobilidade ao Bem-Estar do Animal de Tração.
O objetivo da microchipagem em cavalos de tração é evitar furtos, acidentes e maus-tratos, já que o dono do equino recebe um certificado e o Registro Geral de Animais.
A ação tem apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Centro de Reabilitação de Equinos, do Instituto Assistencial de Bem-Estar Animal (IABEA), da Guarda Municipal, da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano e do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar.
Confira o cronograma de microchipagem que ocorre durante as quintas-feiras do mês:
- 16 de janeiro - Bairro Nova Santa Marta (Creche Sinos de Belém - Rua Manoel Malmann, 360)
- 23 de janeiro - Bairro Urlândia (Campo do 14 - Rua Frederico Ozanann, 351)
- 30 de janeiro - Bairro Chácara das Flores (Em frente ao Cemitério Israelita - Rua Passo dos Webber)